top of page
Image by Chris Montgomery

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

Role para baixo!

Rotação por Estações: Welcome

RESUMO DA ATIVIDADE

A proposta deste projeto é expor a experiência dos bolsistas do núcleo de química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid no uso da metodologia ativa de rotação por estações adaptada para uma atividade avaliativa em aula remota, tendo como tema de trabalho as separações de misturas.
A escolha desta atividade derivou das ideias de Paulo Freire e procurou adicionar novas possibilidades ao sistema descontextualizado e não interdisciplinar que é usado hoje nas escolas. Usando uma metodologia ativa de ensino: a rotação por estações. Esse projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro de Educação Profissional - Cedup Abílio Paulo.
No processo de rotação por estações, os estudantes são organizados em grupos, e cada um deles realiza uma tarefa de acordo com os objetivos do professor para a aula. Após determinado tempo, previamente combinado com os estudantes, eles trocam de grupo, e esse revezamento continua até que todos tenham passado por todos os grupos. As atividades planejadas são, de certo modo, independentes, embora funcionem de maneira integrada, para que ao final da aula todos tenham tido a oportunidade de ter acesso aos mesmos conteúdos.

Rotação por Estações: Texto

COMO A ATIVIDADE FOI REALIZADA:

A atividade foi realizada em três turmas do primeiro ano do ensino médio, na disciplina de Química. A intervenção foi planejada em duas etapas principais: elaboração de vídeos explicativos e de situações-problema, abordando o conteúdo de separação de misturas, finalizando com a aplicação da atividade avaliativa.
Para a elaboração dos vídeos, foram realizados estudos bibliográficos sobre os métodos de separação de misturas em livros didáticos e artigos científicos. Os bolsistas produziram quatro vídeos envolvendo os métodos de separação de misturas por flotação, destilação fracionada, decantação e dissolução fracionada, utilizando diferentes programas de edição de vídeo.
Com relação a formulação das situações-problema, os bolsistas utilizaram os próprios vídeos produzidos, além de outras pesquisas, para a construção de quatro questões envolvendo cenários concretos do cotidiano, como explicita a Tabela 1.

Rotação por Estações: Texto
WhatsApp Image 2021-10-07 at 16.19.30.jpeg
Rotação por Estações: Imagem

Os alunos do primeiro ano, cerca de 90, foram divididos em 4 grupos por ordem alfabética e direcionados para suas estações iniciais: A-E (estação 1), F-J (estação 2), K-P (estação 3), Q-Z (estação 4), em cada uma delas foi apresentada uma das situações-problema, havendo um espaço para a discussão da resposta entre os estudantes. A atividade avaliativa foi realizada na plataforma Google Meet, como mostra a Figura 1.

WhatsApp Image 2021-10-07 at 16.38.03.jpeg
Rotação por Estações: Texto

Figura 1- Alunos do primeiro ano, do Cedup - Abílio Paulo, junto com os bolsistas do Pibid (e professora supervisora), em aula remota, para realização da atividade avaliativa feita pelo método de rotação por estações.

Fonte: BORBA, 2021.

Assim que eram resolvidas as situações-problema das estações iniciais, os quatro grupos trocavam para as salas seguintes, no formato de rotação, e assim sucessivamente, de modo que, ao final da atividade, todos os grupos haviam passado pelas quatro estações.


A análise dos resultados do projeto se deu através das respostas dos estudantes, enviadas por um formulário do Google. Foram utilizados como aspectos observativos a participação ativa dos estudantes ao longo da resolução das questões, a discussão dos temas com os colegas e o envolvimento no momento da socialização das respostas.

Rotação por Estações: Texto

RESULTADOS DA ATIVIDADE

Na análise dos bolsistas do Pibid, o projeto obteve êxito e trouxe novas perspectivas de aprendizagem e avaliação para o ensino remoto. Isso tem impacto também na formação dos futuros professores (bolsistas do Pibid), na medida em que contribui com experiências para a prática docente.

Essa análise é reafirmada pelo relato da professora supervisora, Alice, que ressalta a importância da atividade: “Uma maneira diferente, tanto para eles como para mim. Os alunos ficaram muito entusiasmados pois precisavam entender o conteúdo e aplicá-lo em questões que envolviam situações problemas. O objetivo em si não foi simplesmente em “acertar a resposta correta”, pois tivemos um feedback final, onde eles relataram seus erros e acertos, concluindo a atividade de forma animada e esclarecedora, fugindo da avaliação tradicional escrita”.


Já os alunos demonstraram interesse e entusiasmo na dinâmica proposta, relatando que foi uma atividade desafiadora e “muito diferente do que estavam acostumados”, como afirmou um dos discentes que participaram da atividade, a considerando “uma nova forma de aprender”. Outros estudantes relataram que também gostaram da metodologia aplicada pelos pibidianos.

Rotação por Estações: Texto

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De modo geral, percebeu-se que a metodologia ativa de rotação por estações adaptada ao ensino remoto contribuiu de forma significativa, conseguindo abordar o conteúdo de modo a se relacionar mais com o cotidiano e representando uma nova forma de avaliar o conhecimento do aluno, a partir de uma avaliação que considera todo o processo de ensino-aprendizagem - havendo participação ativa do estudante - e não apenas um valor numérico final.

A atividade contribuiu não só para os discentes do Cedup - Abílio Paulo, mas também para os futuros licenciados em Química, de modo que os fará refletir acerca da abordagem que terão em sala de aula, a fim de promover a formação integral do estudante através do ensino crítico, contextualizado e interdisciplinar.


Atividade realizada por: Filipe dos Santos, Naiane Mariano Sartor, Yasmim Hahn Pacheco, Beatriz Furmanski, Igor Mizejeski Fontana, Kellen Búrigo Dias, Quélita de Borba1 Müller, Cristiane Kelly Gonçalves Marques , Valdinei de Borba2 e Alice Mizejeski Fontana Reus


Texto editado por: Ana Carolini Córneo Zanette e Letícia Gomes Zeferino

Rotação por Estações: Texto
bottom of page