top of page
Buscar
  • Foto do escritorPIBID IFSC Criciúma

A Rotação por Estações como Metodologia Ativa Adaptada para o Ensino Médio! Conheça esse projeto!

Atualizado: 17 de out. de 2021


A proposta deste projeto é expor a experiência dos bolsistas do núcleo de química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid no uso da metodologia ativa de rotação por estações adaptada para uma atividade avaliativa em aula remota, tendo como tema de trabalho as separações de misturas.


A escolha desta atividade derivou das ideias de Paulo Freire e procurou adicionar novas possibilidades ao sistema descontextualizado e não interdisciplinar que é usado hoje nas escolas. Usando uma metodologia ativa de ensino: a rotação por estações. Esse projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro de Educação Profissional - Cedup Abílio Paulo.


Na metodologia de rotação por estações, os estudantes são organizados em grupos, e cada um deles realiza uma tarefa de acordo com os objetivos do professor para a aula. Após determinado tempo, previamente combinado com os estudantes, eles trocam de grupo, e esse revezamento continua até que todos tenham passado por todos os grupos. As atividades planejadas são, de certo modo, independentes, embora funcionem de maneira integrada, para que ao final da aula todos tenham tido a oportunidade de ter acesso aos mesmos conteúdos.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page